A Dança e os benefícios para um corpo belo e saudável

Benefícios da dança

Benefícios da dança

Balé, dança do ventre, jazz, street dance ou dança de salão. Qualquer seja o ritmo procurado, ele proporcionará benefícios incontáveis ao bem-estar, assim como melhorias à saúde corporal e mental.


Pode-se dizer, logo de cara, que a dança trabalha com diversos grupos musculares em várias partes do corpo, aumentando desse modo o tônus e a resistência muscular, além de promover queima de kcal – o que interfere positivamente na aparência.


Outro ponto a ser destacado diz respeito à dança aumentar a resistência óssea, uma vez que ela, não importando o ritmo, reduz os riscos do surgimento da osteoporose – o mesmo princípio vale também para outras modalidades. Isso sem contar que a dança ajuda também a melhorar a postura e a coordenação motora, estimulando o aumento do equilíbrio corporal, tornando a pessoa mais ágil e com mais flexibilidade nos movimentos.


Vale ressaltar que a dança proporciona mais benefícios ao corpo, ao melhorar o fluxo sanguíneo no organismo, interferindo de modo positivo no funcionamento do sistema cardíaco e, claro, no bombeamento do sangue. A mesma coisa vale, inclusive, para a liberação de endorfina e de serotonina, hormônios ligados à sensação de felicidade, o que reduz os níveis de estresse e ansiedade. Por fim, uma vez que se trata de uma atividade coletiva, a dança atua também no aumento da autoestima e ajuda na interação social.


Ou seja, os benefícios da dança são diversos:


• Aumenta a resistência muscular e óssea;
• Melhora a coordenação motora e o equilíbrio corporal;
• Aumenta a flexibilidade do corpo;
• Traz melhorias para o funcionamento dos sistemas circulatório para o coração;
• Reduz os níveis de estresse e ansiedade;
• Aumenta a autoestima;
• Melhora a interação social.


Tags: Benefícios da dança