Hidroginástica: Conheça os principais benefícios para a saúde

Benefícios da hidroginástica

Benefícios da hidroginástica

Logo quando se fala em hidroginástica, vem à mente o mito de que se trata de atividade feita e voltada exclusivamente à turma da terceira idade. Pois bem, apesar de ser altamente recomendável para idosos por motivos que vão desde o fortalecimento muscular e ósseo a até mesmo a interação social, a modalidade é tão benéfica quanto para demais faixas etárias.


Como os movimentos feitos na água têm resultados mais efetivos e percebidos com mais rapidez do que os realizados no solo, a hidroginástica fomenta o aumento da resistência muscular por causa da densidade aquática. Podendo ser feitos com ou sem materiais como pranchas, luvas e halteres flutuantes, os exercícios ajudam também no fortalecimento da coluna e das articulações dos joelhos, assim como na correção da postura.


Outro aspecto a ser destacado diz respeito aos benefícios da hidroginástica no tratamento de doenças crônicas, como artrite, uma vez que as articulações são movimentadas durante as aulas sem haver sobrecarga e risco de lesões na região.


Além disso, a hidroginástica é recomendável para pessoas em recuperação de cirurgias, pois as atividades têm impacto relativamente leve sobre a área operada, e causa melhorias significativas no sistema cardiovascular, com influência significativa na frequência cardíaca.


Resultados positivos para grávidas


Os benefícios da hidroginástica são inúmeros para gestantes. Além dos aspectos citados acima, os movimentos sob a água induzem à liberação de relaxina, hormônio encontrado em articulações e que auxilia a abertura do quadril. Como consequência, o parto tende a ser melhor.


E para idosos?


Todos os benefícios mencionados no texto são válidos também para idosos. Logo de cara, pode-se citar a melhora na saúde óssea proporcionada pelas aulas, o que é fundamental para o combate da osteoporose. Além disso, as atividades têm impactos positivos na coordenação motora e até mesmo na autoestima, uma vez que a interação social aumenta por causa das aulas, feitas em grupo. Ou seja: os benefícios da hidroginástica são observados em áreas diversas e complementares na vida do ser humano, pouco importando a faixa etária.


Vale a pena fazer aulas de hidroginástica, cujas sessões acontecem em até três dias da semana e com duração de aproximadamente uma hora, pelos motivos a seguir:


• Tratamento de doenças crônicas;
• Melhora da saúde óssea e da área cardiovascular;
• Benefícios às gestantes;
• Ajuda no processo de recuperação cirúrgica;
• Aumento da resistência muscular;
• Melhora do humor e melhora da autoestima;
• Ajuda na melhora da coordenação motora e da postura;
• Fortalece articulações dos joelhos.


 


Tags: Benefícios da hidroginástica