Natação: Conheça os principais benefícios para a sua saúde

Benefícios da natação

Benefícios da natação

A natação é conhecida por trabalhar com diversas áreas do corpo e, como consequência, ajudar a melhorar o funcionamento do organismo a saúde mental, independentemente da faixa etária do praticante. Apesar de se falar muito sobre os benefícios da natação, ainda há dúvidas sobre quais são os pontos mais influenciados pela prática da modalidade.


Logo de imediato, pode-se falar que a natação é um esporte que não causa impactos severos sobre o corpo, uma vez que não afeta articulações, em especial o joelho, e alivia a tensão muscular. Além disso, a modalidade trabalha com boa parte dos músculos do corpo, o que promove a flexibilidade muscular, e provoca o aumento da saúde óssea, inclusive ao se considerar a prevenção do aparecimento de osteoporose.


A prática do esporte estimula o crescimento da capacidade pulmonar e a consequente melhora da respiração, proporcionando a redução dos efeitos da asma, inclusive. Pode-se falar também que a modalidade tem participação no fortalecimento da musculatura cardíaca, ao eliminar a gordura ao redor do órgão e aumentar o poder que tem para bombear sangue para o corpo. Logo, a circulação sanguínea torna-se melhor.


Outro benefício proporcionado pela natação que pode ser citado é a redução do risco de surgimento do diabetes tipo 2 em cerca de 10%, com estimativa de eliminação de 900 kcal com base em três aulas semanais de 30 minutos.


Em resumo, os benefícios da natação podem ser observados por meio de:


● benefícios às articulações do corpo;
● fortalecimento da musculatura corporal;
● aumento da saúde óssea;
● melhora da capacidade muscular;
● fortalecimento da musculatura cardíaca;
● melhora da circulação sanguínea;
● redução do risco de diabetes tipo 2.


Tags: Benefícios da natação